De acordo com informações da prefeitura, já foram descartados 149 casos suspeitos de covid-19 que estavam em monitoramento pela Secretaria de Saúde.
Na coletiva de imprensa dessa segunda-feira (01) o prefeito de Capitão, Claudiomiro Quadri divulgou novas informações sobre os casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus.
De acordo com informações da prefeitura, já foram descartados 149 casos suspeitos de covid-19 que estavam em monitoramento pela Secretaria de Saúde.
Além disso, o município continua com 4 casos confirmados, um paciente teve alta e é considerado curado e três com sintomas estão em monitoramento domiciliar com quadro de saúde estável e mais 15 pessoas que passaram pelas Barreiras Sanitárias e que estão em monitoramento sem sintomas.
Ainda de acordo com a prefeitura de Capitão, na sexta-feira (29) o município recebeu um exame de coronavírus atestando resultado negativo para a covid-19. Capitão Leônidas Marques, tem 1 caso suspeito aguardando resultado de exame.
Claudio Quadri avalia os números de casos e relata a importância da instalação das Barreiras Sanitárias no controle da doença em nosso município.
O prefeito Claudio, falou sobre o número de leitos que o município tem à disposição da população para adultos e crianças. Os únicos dois leitos para crianças estão ocupados e que já 42% dos leitos para adultos estão ocupados.
Quadri comenta sobre o recebimento de uma carta de Manifesto Médico, do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, alertando a população de Cascavel e região, sobre a preocupação com os rumos que a epidemia tem ocorrido nos últimos dias e semanas em nossa região.
MANIFESTO MÉDICO À POPULAÇÃO DE CASCAVEL E REGIÃO OESTE DO PARANÁ
Código de Ética Médica: “Capítulo I PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS I - A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza. II - O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.
XIII - O médico comunicará às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida. XIV - O médico empenhar-se-á em melhorar os padrões dos serviços médicos e em assumir sua responsabilidade em relação à saúde pública, à educação sanitária e à legislação referente à saúde.
” Nós, médicos que coordenam a equipe que atua no atendimento aos pacientes com COVID-19 no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, vimos manifestar publicamente, à população de Cascavel e região, nossa preocupação com os rumos que a epidemia tem ocorrido nos últimos dias e semanas em nossa região”.
Nossa equipe multiprofissional (composta de médicos, enfermagem, fisioterapeutas e vários outros profissionais de saúde) e toda a estrutura funcional e administrativa do HUOP tem se empenhado arduamente na preparação e, finalmente, no atendimento a esses pacientes. Somos testemunhas do heroico esforço que nossa equipe tem feito para poder promover uma assistência de qualidade e com a segurança que a situação exige. No entanto, nos últimos dias claramente nossa batalha tem ficado ainda mais difícil, já que o número de casos vem aumentando de maneira impressionante.
Temos um grande temor de chegarmos a níveis caóticos como os que devastam atualmente o sistema de saúde das grandes cidades brasileiras atingidas pela pandemia. Portanto, julgamos e acreditamos ser um imperativo ético, baseado nos princípios bioéticos da beneficência e da justiça social, o alerta em forma de manifesto para a população e para as instituições de realizarem, estimularem e, se necessário, fiscalizarem o cumprimento do isolamento social.
Atenciosamente,
Gabriel Afonso Dutra Kreling – CRM-PR 35.314
Thiago Simões Giancursi – CRM-PR 24.683
Péricles Almeida Delfino Duarte – CRM-PR 12.566
Juliana Gerhardt Moroni – CRM-PR 28.533
Carla Sakuma de Oliveira – CRM-PR 14.795
Cascavel, 31 de maio de 2020
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.