Quem foi Capitão Leônidas Marques; hoje 56 anos de município

Saiba quem foi o Capitão Leônidas Marques dos Santos.

Hoje dia 28, o município de Capitão Leônidas Marques comemora 56 anos de fundação.

Saiba quem foi o Capitão Leônidas Marques dos Santos.

Capitão Leônidas Marques dos Santos, filho do Dr. Generoso Marques e de D" Ana Joaquina de Paula Santos, nasceu em Curitiba em 06 de dezembro de 1881, faleceu em 25 de janeiro de 1925 em Pouso Alegre (atualmente distrito de Catanduvas-PR), quando se encontrava em operações militares da chamada "Campanha do Paraná "servindo no 10° Batalhão de Caçadores, unidade que integrava as forças sob comando do General Cândido Rondon, defendendo a legalidade em combate à coluna de Carlos Prestes.

Fez o curso secundário no Seminário Paranaense, o que justifica sua exemplar formação espiritual e católica, que aliada à educação de bons exemplos de seus ascendentes, contribuindo para o brilho de sua personalidade de cidadão e chefe militar sempre citada como padrão a ser seguido.

Cursou a Escola Militar da Praia Vermelha e como oficial de Infantaria voltou a servir em Curitiba onde se casou com D Maria Mercedes de Moura dos Santos, em 25 de Dezembro de 1908.

Entre as diversas comissões que exerceu na Capital foi instrutor do Tiro Rio Branco. Como Oficial fez todos os cursos com invulgar destaque, inclusive o de aperfeiçoamento, o mais elevado curso existente naquela época no exército.

Foi Campeão Brasileiro de Tiro em 1916, tendo recebido como prêmio uma espada, oferecida pelo Presidente da República, Wenceslau Braz. Tomou parte na Campanha do Contestado, no Sertão Paranaense, sendo citado por bravura.

Os últimos anos de sua vida foram dedicados a formação militar dos acadêmicos de Engenharia de Ouro Preto - MG, onde comandou o 10° Batalhão de Caçadores. Nessa atividade foi tão bem sucedido que o seu nome até hoje é lembrado e reverenciado naquela cidade, tais os laços de estima com que se ligou à sociedade civil.

Os estudantes de Ouro Preto sentiam-se honrados em servir o Exercito sob o comando do Capitão Leônidas Marques, numa época em que o serviço militar obrigatório não era bem aceito como hoje.

Em 1922 saiu de  Ouro Preto com o 10° Batalhão de Caçadores para combater a revolução em São Paulo. O destino lhe trouxe de volta para morrer em seu Estado Natal, quando em 1924, ainda no 10° Batalhão de Caçadores integrando as forças da legalidade, atuava no eixo Ponta Grossa-Foz do Iguaçu. Morreu no dia 25 de Janeiro de l925 em Pouso Alegre, onde foi enterrado pelos oficiais da Policia Militar do Paraná, que ali se encontraram em operações militares. Sua família, imigrantes de tradicional tronco paranaense, voltou a residir em Curitiba e transladou seus restos mortais para o Cemitério Municipal. Morreu com apenas 43 anos de idade e sua vida prenunciava um futuro promissor e útil ao Paraná e ao Brasil, tais foram suas virtudes de cidadão, de chefe de família e militar, ficando entre os mais destacados de sua época.

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.