Agora às aulas serão aplicadas a partir do dia 13 de abril, de forma virtual.
A APAE, de Capitão Leônidas Marques está com as aulas presenciais interrompidas em razão da pandemia do coronavirus. Agora às aulas serão aplicadas a partir do dia 13 de abril, de forma virtual. Todos os alunos e professores entrarão em processo de adaptação para a retomada dos estudos. Todos os estudantes matriculados na APAE passarão a ser cobrados pela realização de atividades não presenciais com a colaboração dos pais. O objetivo é cumprir o calendário letivo de 2020, sem prejuízos. Ainda não há data definida para retomada das atividades em sala de aula.
Para isso, a associação de pais e amigos excepcionais, escola de ensino especial, criou uma plataforma tecnológica para os alunos que, de suas casas, têm acesso à internet e a entrega de materiais impressos aos estudantes que declararem não prover da tecnologia diariamente, terão visitas de orientações. Conforme a Diretora Rosane Sobottka, “será criado um grupo de WhatsApp da (Apae) com objetivo de alcançar quase todas as famílias dos alunos, porque nem todos tem um celular com acesso à internet, ou simplesmente um celular que supra as necessidades nesse caso”.
“Também uma equipe multiprofissional, estará fazendo algumas visitas e orientações em casa, pelo motivo de evitar aglomerações na escola. O aluno vai trabalhar em casa, mas ele precisa da colaboração da família ou do cuidador” Disse a Diretora Rosane. Ainda conforme a diretora Rosane, “as professoras estarão gravando a suas aulas, especificando para cada turma e disponibilizando no grupo da Apae”. “E os pais e cuidadores, precisam dar um retorno à professora, porque a presença do aluno irá validar a partir do momento que ela receber uma foto e um vídeo de que esse aluno esteja realizando atividade na sua casa”.
“Às professoras, vão usar várias dinâmicas de várias estratégicas, pensando sempre no material que a família tem em casa” Disse Rosane. “O conteúdo será o mesmo que seria aplicado na escola, isso com algumas regras estabelecidas pela federação e pela Secretaria Estadual de Educação. O plano de trabalho do professor deve ser executado e os documentos oficiais da escola devem ser mantidos”, falou Rosane Sobottka.
Conforme a diretora, a maioria dos alunos da Apae de Capitão, faz parte do grupo de risco, então quer dizer que, não existe a possibilidade de tão cedo, voltar às aulas na instituição. “Os alunos, que estão no grupo de risco, estão tendo atendimento na escola, por uma equipe do SUS com o pediatra”. “A gente não deixou nenhum momento escola fechada, estamos aí para orientar aquela família que precisa de uma medicação, estamos aí para auxiliar também” frisou a diretora da Apae.
Por fim, Rosane Sobottka pediu aos pais dos alunos, para que não se excluam do grupo WhatsApp criado para o ensino a distância. “Então a gente pede para que não façam isso, fiquem no grupo, mantenha o aluno no grupo, a gente precisa da colaboração da família neste momento que o Brasil e o mundo estão vivendo, a pandemia da covid-19” finalizou a Diretora da Apae Rosane Sobottka. Os materiais, poderão ser retirados pelas famílias dos alunos, a partir de segunda-feira (13) na Apae com horários 07h30 às 11h30 e 13h às 17h.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.