Programa “Morar Melhor Capitão” beneficia 15 famílias carentes

Programa “Morar Melhor Capitão” beneficia 15 famílias carentes

Aconteceu na tarde de sexta-feira, 28, às 14h, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Capitão Leônidas Marques, a assinatura de um termo de adesão e permissão para construção de 15 novas casas para famílias carentes no Bairro Santa Maria.

A assinatura foi feita pelo Prefeito Municipal Claudiomiro Quadri através do Programa “Morar Melhor Capitão”.

A iniciativa é da prefeitura através de um projeto de lei municipal, que realiza intervenções de casas em situação precária, juntamente com a Secretaria de Planejamento/Departamento de Habitação e Secretaria de Assistência Social.

Segundo o prefeito, Claudio Quadri, “o Morar Melhor é um legado, que está ficando pro município”. É um programa que o município vai deixar pra sempre aqui”. Destacou

Ainda segundo o prefeito Claudio Quadri, “em breve o município irá beneficiar através da COHAPAR, quase 200 famílias, em de moradias e da casa popular”.


Segundo o Engenheiro da prefeitura, Carlo Giuseppe, o programa Morar Melhor é um exemplo de boa prática a ser replicada. "É uma proposta totalmente inovadora e transformadora", disse. Conforme Carlo Giuseppe, as famílias a partir de agora, ganharam a permissão, de concessão desses lotes com a base da casa.

 

Morar Melhor
Desenvolvido sob a coordenação do setor de Engenharia, o “Morar Melhor Capitão”, é divido em três fases: cadastramento, execução das obras e fiscalização. As melhorias são indicadas pelos próprios moradores e incluem reboco e pintura, recuperação ou troca de telhado, troca de esquadrias (portas e janelas) e instalações sanitárias.

O cadastramento das residências é feito pela prefeitura e os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza, com renda per capita inferior a R$ 85; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo.

“Estou muito feliz por isso, não vejo a hora de construir minha nova casa”, disse a dona de casa Dejanice Ribeiro da Silva.

Rosimere de Moraes, moradora no Bairro Santa Rita, mãe de 6 filhos, diz “Isso é muito importante pra mim, agora vou poder dar um lar para os meus filhos, estou muito feliz”.

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.