O alcoolismo é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, onde cerca de 15% da população é dependente do álcool, a maioria homens jovens entre 18 e 29 anos.
Nesta terça-feira dia 18 de fevereiro é o dia nacional de combate ao alcoolismo, e o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) de Capitão Leônidas Marques preparou uma programação especial.
As 8h00 da manhã na praça São Cristóvão, havera blitz educativa e orientações, as 13h00 a blitz acontece no Alto Alegre do Iguaçu.
As 19h30 na Casa da Cultura diálogo para construção de política pública sobre drogas com advogado e teólogo Carlos Augusto Weber.
O alcoolismo é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, onde cerca de 15% da população é dependente do álcool, a maioria homens jovens entre 18 e 29 anos.
O dia nacional de combate ao alcoolismo foi instituído como forma de conscientizar os brasileiros sobre o consumo excessivo de álcool e os males que isso pode ocasionar.
Os efeitos físicos causados pelo álcool são:
-Redução dos reflexos;
-O uso em longo prazo eleva o risco do surgimento de doenças como câncer na cavidade oral, esôfago, faringe, fígado e vesícula biliar;
-Pode causar hepatite, cirrose, gastrite e úlcera;
-Quando usado em grandes quantidades pode ocasionar danos cerebrais irreversíveis;
-Pode levar à desnutrição;
-Pode causar problemas cardíacos e de pressão arterial;
-Durante a gestação, causa má formação fetal.
Já os feitos psicológicos e comportamentais causados pelo álcool são:
-Perda da inibição;
-Alteração de humor, podendo ocasionar comportamento violento, depressão e até mesmo suicídio;
-Perda de memória;
-Problemas na vida familiar do alcoólatra;
-Queda no desempenho profissional.
A Fonoaudióloga do NASF de Capitão, Ani Carolina de Melo fala a respeito da campanha que será dessa terça-feira no município.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.