Dados do primeiro LIRAa de 2020 em Capitão aponta 0,9% de infestação do mosquito da dengue

O primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2020 em Capitão apontou que 0,9% das residências pesquisadas têm focos dos mosquito da dengue

 A equipe de endemias da Secretaria de Saúde de Capitão Leônidas Marques realizou o primeiro Levantamento Rápido do índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2020. A coleta de amostras e análise foi concluída em todos os bairros num trabalho intensificado que foi desenvolvido em poucos dias. Ao longo do ano são apresentados outros levantamentos.

O primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2020 em Capitão apontou que 0,9% das residências pesquisadas têm focos dos mosquito da dengue.

 Prevenção contra o mosquito

 A transmissão da dengue, zika e chikungunya ocorre pela picada do Aedes aegypti. O mosquito tem em média menos de 1 centímetro, é escuro e com riscos brancos nas patas, na cabeça e no corpo. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada, não necessariamente suja. Muitos desses locais ficam em pátios e residências. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar os possíveis criadouros, impedindo o nascimento do inseto.

 Entre as medidas, recomenda-se:

 – Tampar caixas d’água, tonéis e latões;

 – Guardar garrafas vazias viradas para baixo;

– Guardar pneus sob abrigos;

 – Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;

– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

 – Manter lixeiras fechadas e piscinas tratadas o ano inteiro.

 

Neureci Ferreira, coordenadora de endemias, fala desse primeiro levantamento realizado em Capitão quanto a infestação com o mosquito.

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.