A caravana faz parte do projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná, iniciativa da ITAIPU Binacional e do Fundo de População das Nações Unidas e apoiada pela prefeitura municipal.
Nos dias 15 e 16 de dezembro, a caravana da campanha Tá no Rumo chega a Capitão Leônidas Marques. A caravana faz parte do projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná, iniciativa da ITAIPU Binacional e do Fundo de População das Nações Unidas e apoiada pela prefeitura municipal.
A caravana é composta por duas atividades. A primeira é uma exposição, onde adolescentes são convidados a pensar hoje sobre o futuro. Em diferentes ambientes, são apresentados desafios e dúvidas constantes do público adolescente sobre saúde, relacionamentos, conhecimento sobre o próprio corpo e direitos. A segunda atividade é um cinedebate, do qual participam profissionais que estão sendo capacitados pelo projeto e adolescentes do município. Após o debate, há uma sessão de cinema ao ar livre, com o filme brasileiro “Fala sério, mãe!”.
A caravana Tá no Rumo fica em Capitão Leônidas Marques nos dias 15 e 16 de dezembro. A instalação estará no espaço em frente ao Ginásio Municipal de Esportes, na Avenida Tibagi, 375. A exposição permanece aberta nos dois dias, das 9h às 18h, e é preciso ter ao menos 15 anos de idade para visitar. A sessão de cinedebate é livre e acontece no dia 16/12, a partir das 18h. Todas as atividades da caravana são gratuitas.
A enfermeira Andreia Calgaro, da Secretaria de Saúde, fala mais em relação a caravana.
A Caravana Tá No Rumo é composta por uma exposição e um cinedebate aberto ao público. Entre novembro de 2019 e março de 2020, ela irá percorrer 15 municípios do Oeste paranaense. A caravana é um modo de levar informação de qualidade e de forma lúdica a adolescentes e jovens sobre as temáticas que envolvem essa fase particular do ciclo de vida que é a adolescência. Ela aborda a importância de adolescentes terem consciência sobre suas escolhas e os impactos dessas escolhas em suas trajetórias de vida, incluindo aspectos relacionados à prevenção da gravidez na adolescência.
Na exposição interativa, adolescentes são convidados à reflexão sobre diferentes temáticas ligadas à adolescência e ao futuro. Com jogos e atividades lúdicas, a exposição foi construída a partir dos recortes da construção da cidadania, do entendimento de adolescentes enquanto sujeitos de direitos e suas percepções sobre sexualidades, corpos e afetos. Ao apresentar as narrativas de personagens que conduzem as histórias, a exposição busca sensibilizar os e as adolescentes para refletir sobre as suas próprias experiências e trajetórias de vida. O conceito essencial é o de que o futuro não é algo distante, intangível, e é também resultado dessas escolhas.
Junto com a exposição interativa, a Caravana Tá no Rumo leva aos municípios uma noite de cinema e debate com a comunidade. São conduzidas discussões sobre saúde, responsabilidade, afetividade, violências e formas de proporcionar a adolescentes e jovens um ambiente acolhedor e saudável para que desenvolvam seu pleno potencial. O debate conta com a participação também de profissionais que têm participado das capacitações do projeto e de adolescentes convidados. O cinema é gratuito, em espaço aberto, com classificação livre a toda a comunidade.
Sobre o projeto
A campanha Tá no Rumo faz parte do eixo Comunicação do projeto conjunto entre UNFPA e ITAIPU Binacional. Iniciado em 2018, o projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná também prevê ações em Saúde, Educação e Gestão do Conhecimento. O objetivo é trabalhar com os 51 municípios do Oeste do Paraná que assinaram o termo de adesão ao projeto, trazendo uma experiência positiva para a Tríplice Fronteira ao realizar ações para a prevenção e redução da gravidez não intencional na adolescência. As ações têm foco no desenvolvimento socioeconômico, criando e ampliando oportunidades para que adolescentes e jovens ajudem na construção de serviços acolhedores de saúde e também tenham garantidas condições de ampliar suas habilidades para a vida e competências socioemocionais.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.