Continua a vacinação contra o Sarampo em Capitão. Sábado é o Dia D

Em Capitão Leônidas Marques, a vacinação no Dia D, próximo sábado acontece no Centro de Saúde e nos Postos dos Distritos do Alto Alegre e Bom Jesus.

Acontece no sábado (30) o “dia D” da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O objetivo desta fase é aumentar a imunização das pessoas com idades entre 20 e 29 anos. No “dia D”, os postos de saúde abrem no sábado, e com horário estendido, para que mais pessoas possam receber a dose.

Em Capitão Leônidas Marques, a vacinação no Dia D, próximo sábado acontece no Centro de Saúde e nos Postos dos Distritos do Alto Alegre e Bom Jesus.

De acordo com uma estimativa do Ministério da Saúde, o Paraná tem 780 mil jovens que possivelmente não estão vacinados corretamente. Apesar de a vacina contra o sarampo estar disponível gratuitamente durante o ano todo, em todas as unidades básicas de saúde, campanhas como essa visa incentivar a procura pela imunização. A doença é totalmente evitável quando a população está devidamente protegida. No caso dos jovens de até 30 anos, são necessárias duas doses.

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo aconteceu em outubro, com foco em bebês e crianças com idades entre seis meses e cinco anos. A segunda fase, que termina no próximo final de semana, após o “dia D”, mira os jovens com idades entre 20 e 29 anos.

Independentemente das campanhas com público-alvo definido, as doses que protegem contra esse e outros vírus devem estar sempre disponíveis gratuitamente da rede pública de saúde. Para conseguir a vacina, basta levar a carteira de vacinação, ou então um documento oficial de identidade com foto para emitir uma nova, na hora.

O boletim mais recente divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que 29 municípios do Paraná têm casos confirmados de sarampo. A doença avançou 17% em relação à semana anterior. Ao todo, são 429 casos confirmados, dos quais 278 estão na capital.

A enfermeira da Secretaria de Saúde de Capitão, Ivone Bortolace,  convida as pessoas com idades entre 20 e 29 anos para serem imunizadas.

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.