Chefe da Adapar de Capitão esclarece que após Paraná ser área livre da Aftosa produtor deverá cadastrar cada seis meses seu rebanho

A campanha de atualização do rebanho inicia no dia 1º de novembro e segue até o dia 30

Os produtores rurais paranaenses não precisam mais se preocupar com a vacinação contra a febre aftosa. Oficialmente o estado ficou livre da aftosa dia 15 de Outubro.

A campanha para vacinação dos rebanhos iniciaria nesse mês de Novembro, mas os produtores rurais ainda são obrigados a cadastrar o rebanho anualmente.

A campanha de atualização do rebanho inicia no dia 1º de novembro e segue até o dia 30.

De acordo com o chefe da ADAPAR de Capitão Leônidas Marques, Fernando Nascimento, a atualização pode ser feita pelas secretarias de agricultura de cada município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, através do site www.adapar.pr.gov.br ou diretamente em escritórios regionais da ADAPAR.

Fernando explica que em Capitão deveram ser declarados na regional da ADAPAR que envolve os municípios de Boa Vista da Aparecida, Santa Lucia e Capitão cerca de oitenta mil animais, ele ainda destaca que o rebanho Paranaense de bovinos e suínos deverá se valorizar ainda mais.

As campanhas agora são semestrais e os produtores devem ficar atentos as datas para não serem notificados caso não façam o levantamento.

A partir de 2020, será proibido o ingresso de animais vacinados, bovinos e bubalinos, no estado do Paraná. Posteriormente, quando houver o reconhecimento nacional do estado como livre de febre aftosa sem vacinação, assim como já ocorre em Santa Catarina, as demais regras de trânsito de animais suscetíveis à febre aftosa e seus produtos passará a vigorar conforme legislação vigente.

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.