A origem da palavra vereador está ligada ao sentido de verificar, analisar, avaliar.
Nessa terça feira foi comemorado o dia do Vereador, ele é o agente político eleito para um mandato de quatro anos, sendo o representante legítimo do cidadão.
Fazendo o papel de intermediação entre a população e o prefeito, aponta os problemas do município, apresenta sugestões e cobra providências junto aos órgãos competentes.
A origem da palavra vereador está ligada ao sentido de verificar, analisar, avaliar.
Neste sentido, ele tem a função de denunciar irregularidades, elaborar leis, fiscalizar as contas do Poder Executivo local, além de desempenhar funções de ordem administrativa na câmara municipal.
O número de vereadores que compõem a câmara municipal é proporcional à quantidade de habitantes do município, ou seja são 9 no município.
Em capitão L. Marques são nove vereadores Sergio Antônio Tristoni, Edelano Rohers, Gilmar Antonio Roman, Carlos Eduardo Santos, Neuza Stulp, Maxwell Scapini, Roberto Clovis Geier, Valcir Lucietto e Luís Carlos Vieira.
Ontem na tarde cultural em homenagem aos idosos, conversamos com dois vereadores que estiveram presentes para falar do dia do vereador.
O Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de vereadores de Capitão, Valcir Lucietto, salienta o trabalho que os vereadores desenvolvem em Capitão e fala das dificuldades enfrentadas.
Para o Vereador Edelano Rohers o dia do Vereador é uma data muito importante.
Segundo o art. 14 da Constituição Federal, pode se candidatar a vereador, quem for alfabetizado, tiver nacionalidade brasileira, gozar o pleno exercício dos direitos políticos; estiver listado eleitoralmente, tiver domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano for filiado há mais de um ano a um partido político e tiver no mínimo 18 anos até o dia da eleição.
Vale lembrar que ano que vem tem eleição municipal para escolha de prefeito, vice e vereadores.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.