Enfermeira da Secretaria de Saúde de Capitão orienta sobre cuidados com o Sarampo

A Secretaria da Saúde orienta para que a população fique atenta às datas da carteira de vacinação e aos registros de doses

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal, sua transmissão ocorre quando a doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas, a única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação, os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta, características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

No Paraná a Secretaria Estadual da Saúde confirmou mais 26 casos de sarampo até o dia 21 de setembro, os números são de 39 pacientes com a doença, 217 em investigação e 37 já descartados.

A vacinação é a melhor maneira de prevenir o sarampo. A Secretaria da Saúde orienta para que a população fique atenta às datas da carteira de vacinação e aos registros de doses.

A dose zero deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses.

A dose número 1, aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral (que previne sarampo, caxumba e rubéola).

A dose 2 aos 15 meses com a vacina tetra viral (que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora).

A população com até 29 anos deve receber duas doses da vacina.

A Secretaria de Saúde de Capitão preocupada com a doença estará em campanha a partir do dia 07 de outubro.

A Campanha será valida para as crianças de 6 meses há menores de 5 anos.

A enfermeira Ivone Bortolace explica que a doença exige bastante cuidado dos pais, pois há um receio da doença retornar na região por isso é importante prevenir.

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.