Município de Capitão fará parte do Consórcio Intermunicipal para Gestão e Tratamento de Resíduos Urbanos do Oeste do Paraná

O objetivo do encontro é formalizar a união e esforços dos 32 municípios dentre eles Capitão Leônidas Marques - que irão formar o consórcio - para cumprir efetivamente com a lei federal e estadual de resíduos.

Equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo se reuniu nesta quinta-feira (25), em Toledo, com prefeitos e lideranças da região Oeste para discutir a implantação do Consórcio Intermunicipal para Gestão e Tratamento de Resíduos Urbanos do Oeste do Paraná. A reunião aconteceu no auditório Acary de Oliveira, na sede da Prefeitura.

O objetivo do encontro é formalizar a união e esforços dos 32 municípios dentre eles Capitão Leônidas Marques - que irão formar o consórcio - para cumprir efetivamente com a lei federal e estadual de resíduos.

CONSÓRCIO - O consórcio prevê substituir as 32 bases de recebimento de resíduos do Oeste para uma base somente, no município de Toledo, onde ocorrerá todo o processo de separação mecânica. O material reciclável voltará para a cadeia reprodutiva e o rejeito seguirá para o aterro.

Os 32 municípios, juntos, geram uma média de 313 toneladas de lixo por dia. Quase 115 milhões de toneladas por ano. Na região do Oeste, no total, são gerados cerca de 255 milhões de toneladas/ano.

De Capitão L. Marques participaram o Prefeito Claudio Quadri, Técnica Ambiental Tatiana Giraldi, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Valdir Giachini.

 

ATERRO – O secretário Márcio Nunes e a equipe da Divisão de Resíduos Sólidos da secretaria fizeram uma visita técnica no aterro municipal - que receberá os resíduos dos 32 municípios – para conhecer os processos e instalações.

A estrutura será ampliada e receberá novos maquinários para suportar mais resíduos. O investimento é estimado em R$ 6,5 milhões para a primeira etapa. A área já foi adquirida pela Prefeitura e os projetos estão todos concluídos.

A coleta e o envio dos resíduos ficarão sob responsabilidade de cada município, que vai repassar R$ 100 por tonelada para o Município de Toledo que fará a transformação.

RESÍDUOS URBANOS - Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) são resultados de atividades domésticas, comercial, de serviços e limpeza, entre outros. A sua coleta pode ser feita por transporte dos coletores apropriados e levados até o local correto de descarte.

 

Valdir fala da proposta de criação desse consorcio.

MUNICÍPIOS – Farão parte do Consórcio: Anahy, Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Brasilândia do Sul, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Francisco Alves, Ibema, Iracema do Oeste, Jesuítas, Lindoeste, Maripá, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Três Barras do Paraná, Tupãssi, Vera Cruz do Oeste e Toledo.

Fonte Rádio SAN, AEN e Assessoria

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.